A Depressão e Ansiedade no Mundo da Música: A Luta Invisível dos Artistas.
- Malu Rocha
- 20 de fev.
- 2 min de leitura
Embora os holofotes da fama e o sucesso sejam frequentemente vistos como o auge dos sonhos de muitos, para alguns artistas, lidar com a pressão que vem com isso pode ser devastador. A depressão e a ansiedade entre músicos são mais comuns do que se imagina, especialmente quando a vida pública não reflete o que ocorre nos bastidores. A constante exposição nas redes sociais, a cobrança por resultados e até os impactos dos cancelamentos podem ter um efeito profundo sobre a saúde mental dos artistas.
Em uma entrevista ao g1 Ouviu, podcast do g1, diversos nomes do pop brasileiro compartilharam experiências pessoais de sofrimento psicológico durante o auge de suas carreiras. Um exemplo é o cantor de sucessos como "Tubarão Te Amo" e "Vamo de Pagodin", que revelou dificuldades em lidar com a fama e o dinheiro. Para ele, o maior desafio foi compreender como o poder e o sucesso podem complicar a vida. "Quanto mais poder você recebe, mais difícil fica entender qual é o melhor caminho", refletiu.

Fonte: Instagram
A angústia desse artista se manifestava também na disseminação de notícias falsas sobre sua vida. "Às vezes, estava num show, via um cara brigando com uma mulher, agia para separar a briga e uma página publicava que eu arrumei confusão no show", contou ele. Isso gerava ainda mais ansiedade, a ponto de ele sentir a necessidade de se posicionar. "Hoje, se postam algo que não é conveniente, eu mesmo chamo a pessoa e converso, digo que não gostei do que li."
MC Bin Laden, conhecido pelos hits "Tá tranquilo, tá favorável", compartilhou sua experiência de uma fase difícil entre 2018 e 2021, quando a sua carreira entrou em um período de marasmo. Sentia-se desvalorizado e rejeitado por outros artistas, além de perceber que muitos não estavam dispostos a investir no seu trabalho. "Eu não estava entendendo o que estava acontecendo com a minha carreira. Tinha muita gente envolvida, a coisa não estava legal. Estava indo forçado para o estúdio, para cumprir agenda."
Essa pressão afetou sua saúde mental de forma drástica, levando-o a enfrentar uma depressão severa. "Pensei em me matar. Quase tentei tirar a minha própria vida. Foi um momento difícil não saber lidar com isso: estar no quarto, pensando em tirar a própria vida, e ter que sair para fazer show", revelou o cantor. Ele explicou que muitas pessoas viam seu comportamento animado nos palcos e não imaginavam o quanto ele estava sofrendo internamente.
Essas experiências nos mostram que, por trás do brilho da fama, muitos artistas lutam silenciosamente contra problemas de saúde mental, enfrentando uma pressão constante para manter uma imagem pública positiva enquanto lidam com suas próprias batalhas emocionais.