Aeroportos de Guanambi, Lençóis e Paulo Afonso serão leiloados.
- Rádio Cultura
- 29 de mai.
- 1 min de leitura
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) lançará, na segunda quinzena de junho, os editais para o leilão de 19 aeroportos regionais localizados na Amazônia Legal e no Nordeste, incluindo os baianos de Guanambi, Lençóis e Paulo Afonso. A iniciativa integra o programa Ampliar, aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Foto: Divulgação/Agerba.
Ao contrário do plano inicial de leiloar os pequenos terminais em blocos, a licitação será feita de forma individual para cada aeroporto. O modelo e os detalhes foram apresentados às concessionárias na última terça-feira.
Os 19 aeroportos abrangem onze estados e demandarão investimentos totais de aproximadamente R$ 1,35 bilhão, o que representa uma média de R$ 77 milhões por aeroporto.
As empresas interessadas serão remuneradas por meio de aditivos contratuais que reequilibrarão os contratos vigentes. O governo prevê receber as propostas em setembro e finalizar os ajustes contratuais até o final de 2025.
Caso não recebam propostas nesta etapa, os aeroportos permanecerão disponíveis para futuras licitações, que também podem incluir novos lotes.
Além de transferir a responsabilidade dos custos operacionais dos aeródromos de estados e municípios para a iniciativa privada, o programa Ampliar tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento socioeconômico das regiões atendidas.