Alerta de Fake News contra o Centro de Controle de Natalidade Canina.
- Rádio Cultura
- 31 de mar.
- 2 min de leitura
A Secretaria de Saúde de Guanambi, por meio da equipe de veterinários e profissionais do Centro de Controle de Natalidade Canina (CCNC), alerta a população sobre a disseminação de informações falsas em um vídeo publicado por uma usuária do Instagram e compartilhado em grupos de WhatsApp. O conteúdo afirma, de maneira equivocada, que há falta de alimentos e água na unidade, além de acusar maus-tratos aos animais.
A equipe reforça que essa publicação é criminosa e que o departamento jurídico da Prefeitura de Guanambi já está providenciando um Boletim de Ocorrência, além de acionar judicialmente a responsável pela disseminação da notícia falsa, bem como pelos crimes de calúnia e difamação contra os servidores da unidade.
O animal magro mostrado no vídeo foi resgatado recentemente após uma denúncia de maus-tratos. Ele já passou por exames e está em recuperação. Além disso, na tarde deste sábado (29), a unidade contava com ampla oferta de água fresca e 70 sacos de 25 kg de ração premium para animais adultos e filhotes, devidamente armazenados. O estoque é reforçado por uma grande quantidade de ração disponível em empresa licitada, conforme comprovações anexadas, incluindo a requisição de compra e o registro do descarregamento da ração realizado nos últimos dias.
A Prefeitura de Guanambi tem ampliado o diálogo com a ONG de proteção animal da cidade e com protetores independentes, visando fortalecer parcerias para aprimorar o cuidado com os animais. Além disso, a gestão municipal reforçou a equipe de veterinários e servidores do CCNC. Em 2024, já foram realizadas 413 castrações e mais de 3.600 atendimentos, reafirmando o compromisso da unidade em oferecer um serviço de qualidade à população.

Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Guanambi.
Atenciosamente,
Eugênia Cotrim – Diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica
Dácio Plácido – Veterinário Responsável Técnico
Rodrigo Brito – Veterinário