Bahia lidera o país em número de feiras literárias.
- Rádio Cultura
- 21 de mai.
- 1 min de leitura
A Bahia é o Estado que mais realiza feiras e eventos literários no Brasil, com previsão de mais de 83 eventos até o fim de 2025. As ações ocorrem em todos os 27 territórios de identidade, com apoio das secretarias estaduais de Educação (SEC) e Cultura.

Foto: Emerson Santos.
Com investimentos superiores a R$ 24 milhões, o Estado promove iniciativas como a Feira Literária da Bacia do Rio Corrente – Ecoar das Margens, realizada em Santa Maria da Vitória, e a Festa Literária do Território do Velho Chico (FLIVEC), em Bom Jesus da Lapa, que aconteceu na última quinta-feira (15).
A secretária estadual de Educação, Rowenna Brito, que esteve presente nos dois eventos, destacou: “A Bahia sai na frente. É uma determinação do governador Jerônimo para que a gente possa avançar na democratização do livro e da leitura”.
O reitor da UFOB, Jacques de Miranda, enfatizou que a integração entre governos e prefeituras tem sido fundamental para o sucesso dos eventos. Já Tatiane Vanderlei, da Fundação Pedro Calmon, reforçou a importância da valorização das diferentes culturas regionais e da territorialização do conhecimento.