top of page
Foto do escritorRádio Cultura

Dois Detentos Morrem por Suspeita de Intoxicação no Conjunto Penal Masculino de Salvador.

Na terça-feira (24), dois internos do Conjunto Penal Masculino de Salvador (CPMS) morreram após apresentarem sinais de intoxicação por consumo de K9, uma droga sintética conhecida como "droga que causa efeito zumbi". As vítimas foram identificadas como Antônio Carlos Luz Santos e Lucas da Silva de Jesus.


Foto: Clínica de Recuperação SPA.


De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), cinco internos passaram mal na cela e foram socorridos para a central médica penitenciária. Um dos detentos faleceu durante o atendimento, enquanto outro foi transferido para a UPA de Santo Inácio, onde também veio a óbito. Os outros três foram estabilizados e estão fora de risco.


Relatos indicam que os detentos consumiram a substância dentro da unidade, obtida de outros internos. A Polícia Civil e o Serviço de Investigação de Local de Crime (Silc/DHPP) foram acionados, e os laudos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) deverão confirmar a causa das mortes.


O Perigo das Drogas K

Os canabinoides sintéticos, como o K9, são extremamente potentes, com efeitos que incluem alucinações, ataques de raiva, paranoia, aumento da frequência cardíaca, arritmias, insuficiência renal e, em casos extremos, a morte. A substância, criada em laboratório, pode ser até 100 vezes mais potente que a maconha comum e já é considerada uma grave crise de saúde pública em diversos países.


O caso ressalta os desafios enfrentados no combate ao tráfico e consumo de drogas dentro do sistema prisional.


1 visualização
bottom of page