Duas pessoas morrem e dez são presas por envolvimento com homicídios, tráfico e extorsão na Bahia.
- Rádio Cultura
- há 12 horas
- 1 min de leitura
Duas pessoas morreram e dez foram presas nesta quinta-feira (8), durante a Operação Bahamas, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia para desarticular uma organização criminosa envolvida em homicídios, tráfico de drogas e extorsão mediante sequestro. As ações ocorreram em Salvador, região metropolitana, Feira de Santana, e também nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Foto: Tony Silva/Polícia Civil.
Entre os alvos estavam dois homens suspeitos de sequestrar um argentino e um baiano em janeiro deste ano, na região de Praia do Forte, em Camaçari. Eles foram mortos em confrontos com a polícia nos bairros da Vila Laura e Canabrava, na capital baiana. Os suspeitos foram identificados como Jean Rocha dos Santos, conhecido como “Cafetão” ou “Aristóteles” — apontado como líder do grupo criminoso e com vínculos com uma quadrilha do Rio de Janeiro — e Henrique Conceição Santos, o “Tartaruga” ou “Itália”, suposto gerente do tráfico na região de Brotas.
Durante a operação, uma mulher foi presa por ser responsável por receber, via PIX, os valores das extorsões. Além disso, 26 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. A polícia apreendeu armas, munições, carregadores, drogas como maconha e crack, além de uma pistola e um revólver.
Os bairros de Canabrava, Parque Bela Vista, Brotas, Vila Laura e Pernambués foram alvos da operação em Salvador. As equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizaram perícias nas drogas apreendidas, exames de lesões corporais dos detidos e identificação de impressões digitais de um dos presos.
A Polícia Civil segue investigando a atuação do grupo, que já vinha sendo monitorado há meses.