O ex-vereador Amadeus dos Santos Silva, de Juazeiro, no norte da Bahia, foi preso nesta quarta-feira (19) após se entregar à Polícia Civil do município. Ele foi condenado a sete anos de prisão em regime semiaberto por integrar uma organização criminosa e estava foragido há mais de um ano.

Foto: Reprodução/TV São Francisco.
Após a prisão, Amadeus foi encaminhado ao Conjunto Penal de Juazeiro, onde cumprirá a pena. A defesa informou que solicitou a liberação do uso de tornozeleira eletrônica e ingressou com um recurso especial no Superior Tribunal de Justiça (STJ), na tentativa de comprovar sua inocência.
O ex-vereador foi alvo da Operação Astreia, da Polícia Federal, e, segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), tentou dificultar as investigações ao destruir provas. Durante a ação, drogas e um documento falso foram encontrados na casa dele.
De acordo com a denúncia, Amadeus movimentava cerca de R$ 400 mil para ocultar e dar aparência de legalidade a valores provenientes das atividades ilícitas do grupo criminoso.
Antes de ser preso novamente, ele já havia sido detido em uma das fases da operação, mas foi solto por decisão judicial.