O cantor, compositor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, de 82 anos, foi homenageado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A cerimônia ocorreu na última terça-feira (10), no Salão Leopoldo Miguez, na Escola de Música da UFRJ, localizada no centro do Rio de Janeiro.
Imagem: Moisés Pimentel
O título foi concedido pela Congregação da Escola de Música e pelo Conselho de Letras e Artes da universidade. A homenagem reconhece as notáveis contribuições de Gil à cultura, à música brasileira e à humanidade. Além de sua vasta carreira como um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira (MPB), Gil também é imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) e já recebeu a mesma honraria de instituições como a UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz) e a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).
O título de Doutor Honoris Causa, segundo a definição da UERJ, é a mais alta honraria acadêmica concedida a personalidades que se destacaram de forma singular em suas contribuições culturais, educacionais ou sociais. Essa homenagem reforça o legado de Gilberto Gil como um ícone cultural e um dos grandes nomes da história do Brasil.