Um menor de idade que proferiu insultos racistas contra o atacante Vinicius Jr., do Real Madrid, durante uma partida contra o Rayo Vallecano na temporada passada, foi proibido de frequentar estádios por um ano. Além da suspensão, ele recebeu uma multa de valor não divulgado, segundo informou o clube do jogador nesta sexta-feira (29).
Foto: AP Photo/Manu Fernandez
O jovem admitiu o erro, pediu desculpas por carta e aceitou a punição imposta pelo Ministério Público Juvenil, que incluiu atividades socioeducativas. A medida faz parte de um acordo extrajudicial que também determina sua ausência de competições oficiais por um ano.
O Real Madrid destacou que desde junho, quatro casos de racismo contra seus atletas foram arquivados por tribunais ou órgãos que tratam de menores.
Outro caso recente envolve um jovem que insultou o meio-campista Aurélien Tchouaméni, também suspenso de estádios por um ano. Em outro episódio, um torcedor que cometeu injúrias raciais contra Vinicius Jr. e Samuel Chukwueze, do Villarreal, recebeu uma pena de prisão suspensa.
Essas decisões reforçam a luta contra o racismo no esporte, mostrando que atitudes discriminatórias não ficarão impunes.