Moradora em situação de rua alega abandono por parte da Prefeitura de Guanambi.
- Rádio Cultura
- 3 de jun.
- 1 min de leitura
Darlene da Conceição Souza, de 42 anos, vive atualmente em um posto de combustível desativado, próximo ao bairro Guarujá, em Guanambi, no sudoeste baiano. Em situação de rua, ela afirma não receber nenhum tipo de auxílio do poder público, nem do Governo Federal nem da Prefeitura Municipal.

Foto: Folha do Vale.
Natural de Ipirá, Darlene contou à reportagem que buscou a Secretaria de Assistência Social para regularizar sua documentação, mas afirma que o processo não avançou. “Parece que esqueceram de mim”, desabafou. Sem documentos, ela diz que não consegue retornar à cidade natal, onde vivem familiares e uma das filhas. Ao seu lado, a única companhia diária é uma cadela.
Darlene já foi destaque em uma reportagem da Folha do Vale em junho de 2018, quando vivia com o então companheiro Valmir Souza Conceição e duas filhas dentro de um caminhão-baú, às margens da BR-122. Na época, a família perdeu tudo em um incêndio causado por uma vela. Após a tragédia, o município custeou o aluguel da família por seis meses. Hoje, ela relata que não recebe sequer uma visita da Assistência Social.
A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guanambi, que encaminhou o caso à Secretaria de Assistência Social. Até o fechamento desta matéria, no entanto, não houve retorno por parte da pasta.