Petrobras retoma perfuração de poços na Bahia após seis anos.
- Rádio Cultura
- 13 de mai.
- 1 min de leitura
A Petrobras retomou as atividades de perfuração de poços na Bahia após um intervalo de seis anos. O retorno ocorreu no sábado (10), com a perfuração do poço 7-TQ-240D-BA, localizado no campo de Taquipe, no município de São Sebastião do Passé. A operação marca uma nova fase da estatal no estado, com a utilização da sonda EBS-08, operada pela empresa EBS Perfurações, sendo a primeira de três sondas já contratadas para produção terrestre.

Foto: Divulgação/Petrobras.
Os novos contratos incluem três sondas de perfuração e dez sondas de produção terrestres (SPT), com a meta de perfurar mais de 100 poços na Bahia nos próximos cinco anos. A expectativa é de que o incremento aumente a produção de petróleo e gás no estado.
Atualmente, a Petrobras conta com cerca de 4,3 mil profissionais atuando na Unidade da Bahia, que possui 20 concessões e cerca de 2 mil poços terrestres, além da plataforma de Manati, localizada na Bacia de Camamu, em Valença, responsável pela produção de gás natural.
Os novos poços também contemplarão as cidades de Alagoinhas, Entre Rios, Esplanada, Cardeal da Silva, Araçás, Catu, Candeias e São Sebastião do Passé. Em 2024, o retorno à sociedade em tributos e participações governamentais já soma aproximadamente R$ 257 milhões.