O número de ataques de laser contra aeronaves nos Estados Unidos aumentou significativamente desde o início do mês de dezembro, coincidindo com uma onda de avistamentos de drones misteriosos, segundo dados da Administração Federal de Aviação (FAA).
Imagem: IstoÉ
Os ataques com lasers, que podem cegar temporariamente os pilotos e causar acidentes em fases críticas do voo, como decolagem e pouso, registraram 123 ocorrências na terça-feira (17). Isso representa um aumento considerável em relação à média de 30 ataques por noite.
Nova Jersey foi o estado mais afetado, com 24 incidentes relatados, resultando em um aumento de 269% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Crescimento dos avistamentos de drones
Nos últimos dias, drones não identificados foram vistos em pelo menos oito estados americanos, causando preocupação e levantando teorias da conspiração. Esses objetos sobrevoaram bairros residenciais, locais de infraestrutura crítica e até espaços aéreos restritos, como bases militares e pontes, chegando a interromper operações no aeroporto internacional de Nova York.
Apesar do pânico, o FBI e o Departamento de Segurança Interna esclareceram que não há evidências de que os drones representem ameaças à segurança nacional. Autoridades locais têm atribuído muitos avistamentos a drones comerciais, de lazer ou policiais, bem como a confusões com aeronaves e até estrelas.
Os ataques de laser e os avistamentos de drones estão sendo investigados, enquanto autoridades federais pedem calma à população e desestimulam reações hostis, como disparos contra os drones.