top of page
Foto do escritorRádio Cultura

PMs são presos suspeitos de executar três pessoas na Bahia.

Três policiais militares foram presos nesta terça-feira (17) nas cidades de Jequié, no sudoeste da Bahia, e em Ilhéus, no sul do estado, durante operações realizadas pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). Os agentes são suspeitos de executar três pessoas em Jequié, com crimes registrados em fevereiro e maio de 2023 e janeiro de 2024.


Foto: Governo da Bahia.


Além das prisões, a operação cumpriu mandados de busca e apreensão em Lafaiete Coutinho, a cerca de 360 quilômetros de Salvador. Durante as ações, dois dos policiais presos foram flagrados com posse de drogas. Entre os materiais apreendidos estão armas, munições, simulacros de armas de fogo, balança de precisão, drogas, dinheiro em espécie, celulares e outros objetos de interesse das investigações.


As mortes investigadas estão sendo apuradas em três operações distintas: "Anunciação", que analisa a morte de Joelson Macedo dos Santos Gomes, ocorrida em fevereiro de 2023; "Faxina", que investiga o homicídio de Eric Pereira Maciel, registrado em janeiro de 2024; e "Choque de Ordem", que busca esclarecer a morte de Kailan Oliveira de Jesus, em maio de 2023. Inicialmente, os casos foram registrados como mortes por resistência armada em intervenções policiais, mas as apurações indicam possíveis invasões de domicílios, execuções de pessoas rendidas e alterações das cenas dos crimes.


As investigações são conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), com o objetivo de concluir as diligências e responsabilizar criminalmente os envolvidos.


1 visualização
bottom of page