Na última terça-feira (24), o Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Guanambi atendeu a uma denúncia de acúmulo excessivo de lixo e materiais recicláveis em duas residências na Rua Manoel Cotrim, no bairro Alvorada.
Foto: Prefeitura Municipal de Guanambi.
Com autorização da proprietária, os fiscais constataram que os imóveis estavam completamente tomados por lixo, com infestação de baratas e ratos, além de recipientes com água parada, representando risco à saúde pública e facilitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika.
Uma ação conjunta foi iniciada com o apoio de diversos órgãos, incluindo a Secretaria de Meio Ambiente, Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, Superintendência Municipal de Trânsito, a empresa de coleta urbana e a cooperativa COOTAEG. O material acumulado está sendo retirado, com destinação adequada para reciclagem ou descarte.
Os imóveis passarão por desinsetização para eliminar focos de infestação, e visitas semanais serão realizadas para prevenir o retorno do problema. Embora a proprietária seja aposentada e resida em outra casa, a situação impôs sérios transtornos à vizinhança, que agora terá a saúde e segurança restabelecidas.