Riacho de Santana registra pagamentos irregulares do programa Pé-de-Meia.
- Rádio Cultura
- 7 de abr.
- 1 min de leitura
O município de Riacho de Santana, no interior da Bahia, entrou no radar de irregularidades do programa Pé-de-Meia, iniciativa do Governo Federal que oferece incentivo financeiro a estudantes do ensino médio e universitários da rede pública.

Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste.
De acordo com informações oficiais, em fevereiro deste ano, o benefício foi pago a 1.231 estudantes vinculados ao Colégio Estadual Sinésio Costa, a única escola pública de ensino médio da cidade. No entanto, a direção da unidade afirma ter apenas 1.024 alunos matriculados atualmente, o que representa uma diferença de 20,2% a mais no número de beneficiários.
A disparidade chama atenção: Riacho de Santana é o município com a maior divergência de dados entre beneficiários e matriculados no país. Os pagamentos somaram aproximadamente R$ 1,75 milhão somente naquele mês.
As informações desencontradas também surgem entre os próprios órgãos públicos. Enquanto o Ministério da Educação (MEC) aponta que a unidade tem 1.860 alunos, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) informa um total de 1.677 estudantes.
O caso levanta dúvidas sobre a fiscalização e cruzamento de dados no repasse dos recursos públicos, e deve ser investigado para esclarecer como ocorreram os pagamentos irregulares e quem são os beneficiários que receberam de forma indevida.