Seca: MPBA e UPB discutem situação jurídica para viabilizar festejos juninos na Bahia.
- Rádio Cultura
- 10 de abr.
- 1 min de leitura
Com 63 municípios baianos em situação de emergência por conta da seca prolongada, o Ministério Público da Bahia (MPBA) e a União dos Municípios da Bahia (UPB) se reuniram nesta terça-feira (8) para discutir a viabilidade jurídica da realização dos festejos juninos nestas localidades.

Foto: Divulgação/MP-BA.
O encontro aconteceu na sede administrativa do MPBA, em Salvador, e contou com a presença de prefeitos que integram a diretoria da UPB. Os gestores destacaram que os festejos de São João são fundamentais para a economia local, especialmente em cidades onde a estiagem comprometeu seriamente a agricultura familiar.
“A situação é grave, e isso aumenta a expectativa sobre o impacto econômico positivo das festas juninas nas economias locais”, afirmou Wilson Cardoso, presidente da UPB.
O procurador-geral de Justiça, Pedro Maia, reforçou o compromisso do MP com a legalidade e a moralidade administrativa, mas garantiu abertura ao diálogo com os prefeitos para buscar soluções viáveis.
O Ministério Público também destacou a criação do Painel de Transparência dos Festejos Juninos, iniciativa que visa garantir segurança jurídica, transparência e responsabilidade nos investimentos públicos voltados aos eventos tradicionais.