A Prefeitura de Guanambi, por meio da Secretaria de Educação, continua ampliando o acesso à Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) no interior do município. Além das turmas já ativas no Distrito de Morrinhos e na comunidade do Suruá, a gestão implantou duas novas extensões: uma na Escola Josefina Teixeira, na comunidade do Morro de Dentro, e outra na Escola Pedro Barros Prates, na Comunidade de Queimadas, no Distrito de Mutãs. As aulas estão previstas para iniciar após o Carnaval.

Foto: Prefeitura Municipal de Guanambi.
Educação para Comunidades Quilombolas
As comunidades de Morro de Dentro e Queimadas são certificadas como Renascentes de Quilombo pela Fundação Cultural Palmares e pelo Ministério da Cultura, sendo reconhecidas em 2020 e 2015, respectivamente. Na Comunidade de Queimadas, as aulas acontecerão na sede da Associação de Mulheres, fortalecendo o vínculo entre a educação e as tradições locais.
Reunião Reafirma Compromisso
No último fim de semana, a diretora administrativa da Superintendência de Ensino e Apoio Pedagógico (SEAP), Ildete Costa, a pesquisadora e doutoranda em Educação do Campo, professora Vilma Áurea, e a superintendente da Secretaria de Educação, Eliene Márcia, participaram de uma reunião ampliada na sede da Associação Comunitária das Queimadas. O encontro contou também com a presença do presidente da associação, Manoel Pimentel Marques, da diretora da Escola Municipal Pedro Barros Prates, Neusa Benta, da vice-diretora Vanusa e do coordenador pedagógico Ismael.