O suspeito de atropelar e matar o ex-prefeito de Piraí do Norte, André dos Santos Mamedi, de 80 anos, foi encontrado e levado para a delegacia de Gandu, no baixo sul da Bahia, nesta quarta-feira (12). O acidente aconteceu no último sábado (8) e foi registrado por câmeras de segurança.

Foto: Redes Sociais.
Segundo a Polícia Civil, Otávio de Jesus Soares foi ouvido e liberado, já que o prazo para prisão em flagrante havia expirado.
As imagens de segurança mostram o momento em que André Mamedi, conhecido como "André Gazo", atravessava a Avenida Getúlio Vargas, em Gandu. Ele olhou apenas para um lado da via e, ao atravessar correndo, foi atingido por um motociclista e caiu no chão.
O ex-prefeito foi socorrido e levado ao Hospital João Batista de Assis, mas não resistiu aos ferimentos. O motociclista também caiu, mas fugiu sem prestar socorro.
Inicialmente, o caso foi registrado como morte acidental. No entanto, segundo o delegado Tarcísio Santiago, com a morte da vítima, a investigação passou a ser tratada como homicídio culposo na direção de veículo automotor, conforme o artigo 302 do Código de Trânsito Brasileiro.
Filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), André Mamedi foi prefeito de Piraí do Norte entre 2005 e 2008. Em 2020, foi eleito vice-prefeito na chapa com Ulysses Veiga, exercendo o mandato até o fim de 2023.
Nas eleições municipais de 2024, Mamedi tentou a reeleição como vice, mas foi derrotado nas urnas.
O corpo do ex-prefeito foi velado em sua residência, em Piraí do Norte, e sepultado no último domingo (9), sob grande comoção.