Já está em curso uma série de intervenções na estrutura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), com o objetivo de tornar o atendimento mais dinâmico, eficiente e confortável para os usuários.

Foto: Prefeitura Municipal de Guanambi.
As obras estão sendo realizadas em etapas para que o atendimento não seja interrompido. A primeira fase, em parceria com a UNIFG/Ânima, já está na fase de conclusão e contempla a Central de Material e Esterilização (CME), o Serviço de Arquivo Médico Estatístico (SAME) e o Almoxarifado. Segundo o secretário de Saúde, Edmilson Júnior, essa etapa é essencial para reorganizar os espaços internos e proporcionar mais conforto aos pacientes no futuro.
A segunda fase da ampliação incluirá a enfermaria de observação para pacientes de média complexidade clínica, dobrando a capacidade de leitos do setor. Já na terceira etapa, a Sala Vermelha será reestruturada com divisórias e novos equipamentos, também dobrando a quantidade de leitos para atendimento de casos mais graves.
Além disso, será criado um novo setor para atendimento específico a pacientes de menor urgência, como medicação rápida e curativos. Atualmente, a UPA de Guanambi realiza uma média de 200 atendimentos por dia.